domingo, 26 de março de 2017

Rissóis de Camarão

Um clássico da cozinha portuguesa... Sendo uma presença obrigatória em eventos sociais, os rissóis são um dos salgados mais versáteis e dos mais adorados e solicitados pelos anfitriões! Hoje trago o clássico dos clássicos, o famoso rissol de camarão! Estes foram preparados com camarão fresco que enriqueceu o molho e os tornou ainda mais especiais, mas mesmo assim, fáceis e práticos de preparar! Mãos na massa pois o dia promete ficar em casa a fazer coisas boas!


MASSA (12 RISSÓIS)
1 Copo de Farinha
1 Copo de Leite
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Colher (café) de Fermento em pó
Sal

RECHEIO
500g de Camarão fresco
Leite
½ Cebola picada
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
1 Colher (sopa) de Farinha
1 Gema
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM
Farinha (para estender a massa)
Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA
Coloque os ingredientes para a massa num tacho e leve a lume brando, mexendo até a massa despegar do fundo do tacho. Forme uma bola com a massa, reserve e deixe arrefecer. 

RECHEIO
Coloque os camarões num tacho, cubra com leite e leve a lume brando até estarem cozidos. Escorra e descasque os camarões, reservando o leite da cozedura. Pique grosseiramente o miolo de camarão e reserve. Refogue a cebola num fio de azeite. Junte o camarão reservado, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Polvilhe com a farinha e adicione 200ml do leite reservado, em fio, mexendo em lume brando até o molho engrossar. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e envolva de imediato a gema e alguns raminhos de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM 
Estenda a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Com um molde redondo, corte círculos de massa, colocando cerca de uma colher de recheio no centro. Dobre ao meio, formando um rissol, tendo o cuidado de selar bem os rebordos. Repita a operação até esgotarem os ingredientes. Passe cada rissol por ovo batido e de seguida por pão ralado. Frite em óleo bem quente até dourarem. Em alternativa, pode simplesmente formar os rissóis e dispô-los num tabuleiro levando ao congelador. Depois de congelados, é só dividi-los por sacos e conservar no congelador. Na altura de consumir, deverá fritá-los ainda congelados.


Sem comentários:

Enviar um comentário