domingo, 31 de janeiro de 2016

Queijo de cabra marinado com alecrim e pimentas


Mais um ano passou e mais um lindo aniversário chegou! Obrigado amigos pelo carinho e pela amizade! Foi uma linda surpresa! Aqui fica um miminho!


Queijo de cabra marinado com alecrim e pimentas

INGREDIENTES
2 queijinhos de cabra curados
1 haste de alecrim
2 malaguetas secas
1 colher (chá) de pimenta preta em grão
½ colher (chá) de pimenta rosa em grão
azeite

PREPARAÇÃO 
Corte o queijo em cubos e deite num frasco. Junte as folhinhas de alecrim, as malaguetas picadas e as pimentas pisadas no almofariz. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe marinar, pelo menos, de um dia para o outro. Sirva com pão fresco ou torrado.



domingo, 24 de janeiro de 2016

Almôndegas szechuan em molho agridoce de tomate


Uma fantástica receita para encerrar o fim-de-semana! Desta vez com sabores asiáticos... Simplesmente único! Uma fantástica receita do chef Wan do programa "Easy Bites West" da 24Kitchen! Imperdível!


Almôndegas szechuan em molho agridoce de tomate

ALMÔNDEGAS (4 PESSOAS)
1 colher (sopa) de óleo de sésamo
1 cebola picada
500g de carne de novilho picada
1 colher (chá) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
½ colher (chá) de cominhos
½ colher (chá) de paprica
½ colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de molho agridoce
1 colher (chá) de molho de ostras
sal, pimenta preta e noz moscada
coentros

MOLHO AGRIDOCE DE TOMATE
1 colher (sopa) de óleo de sésamo
1 malagueta vermelha
1 colher (sopa) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
400g de tomate pelado
½ colher (chá) de cominhos
1 colher (sopa) de molho agridoce
1 colher (sopa) de molho de ostras

PREPARAÇÃO 
Para as almôndegas, aqueça o óleo de sésamo e refogue a cebola. Deite numa vasilha e junte a carne, a pasta de alho e gengibre, os cominhos, a paprica, o açúcar, o molho agridoce, o molho de ostras e alguns raminhos de coentros finamente picados. Tempere com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva, molde as almôndegas e reserve no frio. Para o molho, aquela o óleo e salteie a malagueta picada e a pasta de alho e gengibre. Junte os tomates picados e os cominhos e deixe apurar. Adicione o molho agridoce e o molho de ostras. Envolva, disponha as almôndegas no molho e deixe cozinhar lentamente. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz basmati.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Crostini de queijo de cabra com molho de tâmaras e azeitonas



Um petisquinho para o fim-de-semana! Simples, rápido e simplesmente divinal! Ninguém fica indiferente... Bom Sábado!


Crostini de queijo de cabra com molho de tâmaras e azeitonas

INGREDIENTES (12 CROSTINI)
1 ciabatta
100g de queijo chèvre
2 colheres (sopa) de iogurte grego natural
pimenta preta

MOLHO DE TÂMARAS E AZEITONAS
1 punhado de tâmaras
1 punhado de azeitonas galegas
1 colher (sopa) de mel
4 folhas de hortelã
sumo de limão
azeite

PREPARAÇÃO 
Corte 12 fatias da ciabatta com cerca de 1cm de espessura e disponha num tabuleiro de forno. Regue as fatias com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º, até estarem estaladiças. Enquanto isso, esmague o queijo com a ajuda de um garfo e misture o iogurte. Tempere com pimenta moída na hora e reserve. Para o molho, deite numa taça as tâmaras e as azeitonas previamente descaroçadas e picadas, o mel, a hortelã laminada, algumas gotas de sumo de limão e um fio generoso de azeite. Misture e reserve. Retire o pão do forno e distribua a mistura de queijo sobre os crostini. Leve novamente ao forno até aquecer. Retire do forno e regue com o molho de tâmaras e azeitonas. Sirva de imediato.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sopa de tomate mexicana com nachos

Uma sopa muito especial para acabar a semana em beleza! A maravilhosa sopa de tomate mexicana do Jamie! Muito saborosa, cremosa, reconfortante e com o toque crocante dos nachos com queijo e malagueta! Uma refeição divertida e nutritiva, cheia de cor e sabor! Olhem só estas cores...


Sopa de tomate mexicana com nachos

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 cebolos laminados
4 dentes de alho esmagados
800g de tomate maduro
2 pimentos vermelhos assados
30g de arroz basmati
sumo de lima
1 punhado de coentros
sal, azeite e pimenta preta

NACHOS COM QUEIJO
Nachos (ver receita)
queijo cheddar
malaguetas vermelhas

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue os cebolos, os alhos e os caules dos coentros picados. Junte os tomates e os pimentos em pedaços, o arroz, cubra com 600ml de água e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar tapado em lume brando até os legumes estarem macios. Retire do lume e triture a sopa com a varinha mágica, até obter um creme macio e finalize com algumas gotas de sumo de lima. Entretanto, espalhe os nachos numa assadeira e polvilhe com o queijo acabado de ralar. Salpique com malaguetas picadas e leve ao forno pré-aquecido a 200º por alguns instantes, até o queijo derreter e dourar. Guarneça a sopa com as folhas de coentros e sirva com os nachos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Caçarola de borrego com grão e especiarias



É tempo de comidas quentes e reconfortantes! Tempo de comidas de tacho, apuradas e bem condimentadas! Haverá algo melhor do que ouvir a chuva cair lá fora e estar no quentinho do nosso ninho com uma malga recheada desta maravilhosa caçarola?!


Caçarola de borrego com grão e especiarias

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1kg de carne de borrego (sem osso)
1 colher (sopa) de cominhos
1 colher (sopa) de paprica
½ colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de caril em pó
2 folhas de louro
4 colheres (sopa) de vinagre
1 cebola laminada
2 alhos franceses laminados
400g de tomate pelado
4 cenouras em rodelas
500g de grão de bico cozido
pimenta preta e noz moscada
azeite e sal
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em cubos, deite numa vasilha e reserve. Numa taça, deite os cominhos, a paprica, a canela, o caril, as folhas de louro e o vinagre. Misture até obter uma pasta e envolva com a carne. Reserve e deixe tomar gosto. Regue o fundo de uma caçarola com azeite e aloure a carne uniformemente. Junte a cebola e o alho francês e deixe refogar, mexendo frequentemente. Adicione os tomates picados e as cenouras. Tempere com sal, pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar bem tenra e macia. Acrescente o grão e deixe apurar. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz branco.

sábado, 9 de janeiro de 2016

Empadão de atum com arroz e legumes



Hoje temos uma refeição de forno! Algo simples mas muito reconfortante para este fim-de-semana de vento e chuva! Uma refeição completa para toda a família! Bom fim-de-semana a todos!


Empadão de atum com arroz e legumes

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
400g de arroz agulha
1 cebola laminada
4 dentes de alho picados
1 alho francês laminado
1 cenoura ralada
1 pimento vermelho
2 tomates maduros
200g de polpa de tomate
250g de atum em conserva
1 punhado de coentros
2 ovos batidos
1 punhado de tomates cereja
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte o arroz, envolva em lume brando e adicione 2 medidas de água quente. Tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o alho francês, a cenoura e o pimento em tirinhas. Junte os tomates picados e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Envolva o atum e os coentros picados. Retire do lume e reserve. Coloque metade do arroz numa assadeira, deite o preparado de atum e cubra com o restante arroz. Pincele com os ovos previamente batidos e distribua os tomates cereja cortados ao meio. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Paté de salmão fumado


Para hoje temos um pequeno miminho! Uma delícia para quem adora salmão fumado e para quem (tal como eu) ainda está a aprender a gostar! Faz-me imensa confusão não apreciar esta maravilhosa proteína e, como uma verdadeira apreciadora de boa comida e bons alimentos, tenho andando a trabalhar neste ingrediente no sentido de começar a fazer parte da lista de compras! E estou a conseguir, pois este paté é uma verdadeira delícia! Este pequeno petisco está de momento no top dos top's! Façam, experimentem, pois não se vão arrepender!


Paté de salmão fumado

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
100g de salmão fumado
100g de queijo creme (à temperatura ambiente)
½ colher (chá) de pimenta rosa em grão
2 ramos de aneto
raspa e sumo de limão

PREPARAÇÃO 
Pique finamente o salmão e o aneto. Deite numa vasilha e junte o queijo creme, os grãos de pimenta ligeiramente pisados no almofariz e raspa e sumo de limão a gosto. Envolva com um garfo até obter uma pasta homogénea. Deite numa taça e sirva com fatias finas de pão torrado.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Creme de alface com croutons



Para desenjoar dos excessos festivos, aqui fica um belo prato reconfortante para começar o ano! Uma bela sopa quente sabe sempre bem para aquecer a alma e o coração! E estes croutons feitos em casa dão um toque especial e único a esta simples mas maravilhosa sopa! FELIZ ANO 2016!


Creme de alface com croutons

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
1 curgete
400g de alface
1 punhado de coentros
azeite, sal e pimenta preta

CROUTONS
2 fatias de pão duro
alho em pó
orégãos
azeite

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola. Junte a curgete com casca cortada em pedaços e a alface ripada. Cubra com 600ml de água e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar tapado em lume brando até os legumes estarem macios. Retire do lume, junte os coentros picados grosseiramente e triture a sopa com a varinha mágica, até obter um creme macio. Para os croutons, corte o pão em pequenos cubos, coloque numa assadeira e polvilhe com alho e orégãos. Regue com um fio de azeite, envolva e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos, até estarem dourados e estaladiços. Sirva a sopa com os croutons.