sábado, 31 de dezembro de 2016

Javali com Ameixas

Ano Novo... Como não podia deixar de ser, uma sugestão bem à moda portuguesa! Um prato tradicional da serra algarvia que casa a boa caça com a doçura das ameixas secas! Mais uma relíquia gastronómica que tem de ficar registada n' O Tempero! Bom Ano Novo para todos e que o novo ano continue a temperar a nossa mesa!


INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1,2Kg de Carne de Javali (sem osso)
200g de Ameixas secas
6 Dentes de Alhos esmagados
1 Colher (chá) de Bagas de Zimbro
1 Colher (chá) de Cominhos
2 Hastes de Alecrim
2 Folhas de Louro
500ml de Vinho branco
Azeite, Sal e Pimenta preta
Vinagre
Coentros

PREPARAÇÃO
De véspera, corte a carne em cubos e deite numa vasilha. Junte os alhos, as bagas de zimbro pisadas, os cominhos, as folhas de alecrim picadas, as folhas de louro retalhadas e tempere com sal e pimenta. Borrife com um pouco de vinagre e envolva bem a carne no tempero. Deixe a marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue generosamente o fundo de um tacho largo com azeite. Aqueça e junte a carne temperada. Cozinhe tapado, durante cerca de 90 minutos, mexendo ocasionalmente. Vá regando com vinho sempre que o molho secar, até a carne estar macia e o molho bem reduzido. No último minuto, junte as ameixas e envolva. Retire do lume, salpique com coentros picados e sirva com batata frita aromatizada com alecrim fresco picado e uma salada de tomate maduro.

NOTA
Caso a carne tenha um cheiro intenso, dois dias antes da confeção, coloque a carne numa vasilha e cubra com água. Junte 2 limões e 1 laranja cortados em rodelas e deixe repousar 24h para amaciar e suavizar a carne. Depois, é só escorrer muito bem a carne antes de a temperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário