sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Mesa dos Portugueses 2016 - A História de um Frigineco

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz
Mais um percurso magnífico neste concurso de receituário português que faz despertar receitas esquecidas no tempo! Este ano tive o prazer de ser selecionada com 3 receitas de família, com grandes histórias e repletas de memórias! Uma nostalgia imensa espelhada nos pratos que apresentei à mesa de jurados, os quais tiveram os melhores elogios e me fizeram voltar a casa de coração cheio!

O primeiro prato a ser posto à prova, na categoria de Entradas e Sopas,  foi o já famoso Frigineco (ver receita) de Monchique! Sabores da nossa serra algarvia, que nos fazem voltar no tempo e recordar a nossa infância, o tempo dos nossos avós, as tão populares matanças do porco e os saberes e sabores do antigamente! Um prato cheio de memórias e repleto de saudade... E que saudade!

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz
Na categoria de Bacalhau, fui selecionada com um prato da minha autoria! O Bacalhau Gratinado com Batata Doce (ver receita) surgiu da ideia de criar um prato com ingredientes comuns da mesa algarvia e que desde sempre foram consumidos na minha família! Falo do bacalhau e claro, da batata doce! O casamento entre estes dois ingredientes sempre foi muito popular cá em casa! A ideia era criar uma receita em que eles casassem na perfeição num prato adorado por todos! E foi assim que surgiu a ideia de um gratinado coroado com migalhas de pão, alho e amêndoa, produtos também da região! Um prato cheio de encanto que mereceu os melhores elogios da parte dos jurados!



Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz

O último prato a entrar em cena espelha uma época da minha vida em que vivi em Sagres! A minha sogra ensinou-me a fazer estas Lulas Recheadas no Forno (ver receita)! Lulas frescas com sabor a mar, recheadas com os melhores sabores da terra e com todos os elementos da lula! Um misto entre lulas grelhadas e lulas recheadas, onde os sabores casam em perfeita harmonia quando regados com um cremoso vinagrete de ervas frescas!

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz
Voltei a casa de coração cheio e alguns dias depois recebi a notícia de que as 3 receitas ficaram aprovadas para as 48 melhores que serão editadas no livro "A Mesa dos Portugueses 2016"! Consequentemente, também foram publicadas durante o mês de novembro no Correio da Manhã! Não é um orgulho?!













Mas as boas notícias continuam, o meu Frigineco passou ao grupo dos 10 finalistas do concurso! E lá fui eu, orgulhosa do meu prato, apresentá-lo em direto na RTP no programa "A Praça" no passado dia 21 de novembro! Uma rubrica acompanhada por um dos elementos do júri, o Chef José Pinheiro, onde tive a oportunidade de apresentar a receita com toda a sua história e tradição, com alguma animação e poemas à mistura...
Para ver e recordar!

Mais tarde, as notícias não poderiam ser melhores! Passei aos 5 finalistas sendo assim, vencedora na categoria de Entradas e Sopas! Uma notícia recebida com muita euforia seguida de bastante nervosismo por saber que a CMTV viria fazer uma reportagem na minha casa e conhecer um pouco do "meu mundo"! Aguenta coração com tanta emoção! Adorei a experiência, uma tarde muito bem passada na companhia da Ana Pedro Arriscado (Repórter CMTV), do Pedro (o operador de câmara), da Maria Martinho (representante da Cofina Eventos) e, claro, do maridão, sempre amigo e companheiro destas aventuras! Obrigado a todos pela atenção, simpatia e trabalho desempenhado, a reportagem ficou incrível...
Para espreitar o "meu mundo"!



A fase seguinte do concurso ficou marcada por uma Masterclass! Um showcooking realizado pelo Chef António Alexandre, onde tivemos o prazer de o ver confecionar várias iguarias no âmbito da Dieta Mediterrânica! Neste dia, os finalistas tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor e darem início a uma história de amizade e companheirismo!



No dia seguinte, A Grande Final! Dia em que iríamos cozinhar e apresentar os nossos pratos pela última vez a uma equipa de jurados mais alargada! Um de cada vez, lá fomos nós, nervosos mas confiantes com os pratos que iríamos apresentar! Porém, a decisão só iria ser revelada no Evento Final que se seguiria!

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz
Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz
Finalmente, O Dia do Evento Final! Tudo aconteceu no Hotel Marriott em Lisboa! Um dia exaustivo mas muito gratificante, onde tive o prazer de cozinhar ao lado de profissionais de cozinha, com o apoio e conselhos do Chef António Alexandre! Parabéns aos meus "companheiros de guerra": os restantes finalistas! Um muito obrigado a todos eles pelo companheirismo e amizade! Fizemos uma ótima equipa!

Vanessa Pereira - Frigineco (Categoria de Entradas e Sopas)
Mário Sequeira - Raia D' Ouro (Categoria de Peixes e Mariscos)
Jorge Ribau - Grão com Samos de Bacalhau (Categoria de Bacalhau)
Kay Goden - Feijoada de Porco Preto (Categoria de Carne e Caça)
Marta Covêlo - Pudim de Gila e Amêndoa (Categoria de Doçaria)

No final deste dia, tivemos a oportunidade de dar a provar o nosso prato a um extenso grupo de convidados! Nunca me irei esquecer dos elogios e louvores que recebi das inúmeras pessoas que provaram o meu Frigineco! Entre histórias e explicações, fui dando a provar o meu prato, feliz e orgulhosa dos sabores das minhas raízes e da minha herança gastronómica!




A noite terminou em grande, com um magnífico jantar confecionado pela equipa da cozinha do Hotel Marriott, composto por pratos vencedores e finalistas de anos anteriores! Seguiu-se a entrega de prémios, em que cada finalista subiu ao palco acompanhado de um pequeno vídeo com os melhores momentos do nosso percurso!



Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz

Em breve seria revelado quem seria o grande vencedor... E o prémio d' A Melhor Receita de Portugal foi para o companheiro Jorge Ribau com o Grão com Samos de Bacalhau! Parabéns Jorge, o prato estava uma delícia! E parabéns aos restantes finalistas, estamos todos de parabéns pelo trabalho desempenhado e sabores representados!



Agradeço a toda a equipa d' A Mesa dos Portugueses pela atenção, carinho e organização demonstrados! Agradeço à mesa de jurados pela oportunidade de levar os meus sabores ao pódio d´ A Mesa dos Portugueses! Agradeço aos patrocinadores por continuarem a apoiar esta iniciativa! Agradeço a todos os amigos e familiares que me acompanharam nesta aventura culinária e que deram todo o seu apoio! E agradeço a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que este percurso fosse um sucesso! Sem todos vocês nada disto seria possível!

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pela magnífica participação!
    beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nessy! Foi uma linda aventura culinária que deixará muitas saudades e boas lembranças! Beijinhos

      Eliminar