domingo, 26 de abril de 2015

Frango assado com molho agridoce de alperce


E para acabar em grande um fim-de-semana ventoso e chuvoso, nada melhor do que um belo frango assado com um tempero muito especial! Vamos deliciar-nos à mesa... Sempre em boa companhia! Mais uma receitinha retirada de uma das minhas visitas ao blogue "Sweet my kitchen"!


Frango assado com molho agridoce de alperce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango inteiro
4 colheres (sopa) de molho inglês
4 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (chá) de mostarda em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de doce de alperce
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Corte o frango em 8 pedaços, separando as pernas das coxas e partindo os peitos em 2. Deite numa vasilha e tempere com sal e pimenta. Reserve. À parte, misture o molho inglês, o ketchup, a mostarda, o gengibre e o doce de alperce. Deite a mistura sobre o frango e envolva tudo muito bem. Disponha a carne numa assadeira larga, sem sobrepor demasiado e regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 50 minutos. Sirva com arroz de coentros ou batata frita e uma salada de tomate maduro.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Caril de borrego à moda da Índia



E porque um prato de caril é sempre bem-vindo cá em casa, aqui fica uma receita muito típica! Um verdadeiro caril indiano do Chef Reza (Spice Prince of India)! Achei a receita bastante interessante e recriei em casa! Foi um sucesso a repetir!


Caril de borrego à moda da Índia

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1kg de carne de borrego (sem osso)
250g de iogurte grego natural
2 colheres (chá) de garam masala
2 colheres (chá) de sementes de coentros em pó
2 colheres (chá) de cominhos
1 colher (chá) de cúrcuma
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 colher (chá) de vagens de cardamomo
2 folhas de louro
2 malaguetas vermelhas
1 cebola laminada
4 colheres (sopa) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em cubos e deite numa vasilha. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Reserve. À parte, misture o iogurte com o garam masala, os coentros em pó, os cominhos e a cúrcuma. Reserve. Aqueça a manteiga e junte as vagens de cardamomo pisadas no almofariz, as folhas de louro e as malaguetas picadas. Deixe fervilhar e adicione a cebola e a pasta de alho e gengibre. Refogue em lume brando até a cebola estar macia. Acrescente a carne, envolva no refogado e deixe ganhar cor. Acrescente a mistura de iogurte e a polpa de tomate. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar bem tenra e macia. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz basmati e chutney.

domingo, 19 de abril de 2015

Medalhões de pescada gratinados


E para acabar o fim-de-semana em grande, com sabores simples mas deliciosos, aqui fica uma receita ideal para um final de domingo! Simples e rápido de fazer, para poder aproveitar ao máximo o serão de domingo em família!


Medalhões de pescada gratinados

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de medalhões de pescada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
200g de polpa de tomate
200ml de natas
queijo parmesão ralado
orégãos
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Disponha os medalhões de pescada numa assadeira e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Adicione as natas, envolva e retire do lume. Regue o peixe com este molho, polvilhe generosamente com parmesão ralado e finalize com orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos. Acompanhe com puré de batata e uma salada de folhas verdes.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Pizza siciliana



E com a chuva veio a nostalgia e a vontade de comer coisas que nos fazem felizes! E dentro desse "grupo de coisas" está sem dúvida a pizza caseira! Hoje trago uma clássica combinação italiana! Ingredientes simples e humildes, mas que entre eles combinam na perfeição! Para mim, esta pizza é especial e simplesmente única!


Pizza siciliana

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
1 porção de massa de pizza (ver receita)
molho de tomate (ver receita)
200g de queijo mozzarella ralado
10 filetes de anchova em conserva
1 colher (sopa) de alcaparras
1 punhado de azeitonas galegas
pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Deite a massa sobre uma superfície polvilhada com farelo de trigo e estenda com o rolo até obter uma base fina. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e cubra a superfície com molho de tomate. Distribua a mozzarella, os filetes de anchova, as alcaparras e as azeitonas previamente descaroçadas. Finalize com pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a pizza do forno, corte às fatias e sirva de imediato.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Koftas de borrego em molho de tomate


Para mim, a magia que as especiarias criam na cozinha é simplesmente única! Para além da cor e aroma que emprestam aos cozinhados, estes "pozinhos de fada" (como gosto de lhes chamar) ainda auxiliam o organismo no processo de digestão. É por isso que hoje vos trago estas deliciosas e aromáticas bolinhas de carne! Vão encher a vossa cozinha de aromas únicos e bastante reconfortantes...


Koftas de borrego em molho de tomate

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de borrego picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de cominhos
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
1 colher (chá) de caril em pó
1 colher (chá) de pasta de harissa
1 colher (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
500g de tomate triturado
1 colher (sopa) de vinagre
sal e pimenta preta
salsa e coentros

PREPARAÇÃO 
Coloque a carne numa vasilha e junte metade da cebola, os alhos, os cominhos, a canela, a cúrcuma, os coentros em pó, o caril, a pasta de harissa e uns raminhos de salsa e coentros picados. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e molde pequenas bolinhas de carne. Reserve. Aqueça a manteiga e refogue a restante cebola. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Disponha as bolinhas de carne no molho e deixe cozinhar lentamente. No último minuto, acrescente o vinagre e deixe ferver. Guarneça com folhas de coentros e sirva com arroz basmati.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Pickles


Adoro pickles! E se forem caseiros, com bons vegetais e com a dose certa entre a acidez e o picante, temos os pickles perfeitos! Por esse motivo, é que não hesitei fazer os pickles super rápidos e simples de Jamie Oliver! São realmente fantásticos! Super crocantes, frescos e praticamente prontos a consumir! De comer e chorar por mais!


Pickles

INGREDIENTES
1 cenoura
1/2 couve flor
1 pimento vermelho
6 chalotas
2 malaguetas vermelhas
1 colher (chá) de grãos de pimenta preta
1 colher (chá) de grãos de pimenta da jamaica
2 chávenas (chá) de vinagre
1 chávena (chá) de água
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar

PREPARAÇÃO
Prepare os legumes, cortando a cenoura em rodelas, a couve flor em pequenos raminhos e o pimento em cubos. Descasque as chalotas e lamine as malaguetas. Coloque todos os legumes num frasco grande, junte os grãos de pimenta e reserve. À parte, misture o vinagre, a água, o sal e o açúcar. Mexa até dissolver e verta o líquido sobre os legumes até cobrir totalmente. Feche bem o frasco e conserve num local fresco. Estão prontos a comer em poucos dias.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Sopa de lentilhas com cúrcuma


E para desenjoar dos excessos da Páscoa, aqui fica a sugestão da semana! Até vem a calhar, pois com o frio que teima em voltar e com este vento super desagradável, uma sopa aquece sempre o coração e a alma! Reconfortante e saudável, uma simples sopa faz as maravilhas de um jantar em família!


Sopa de lentilhas com cúrcuma

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 colheres (sopa) de óleo de sésamo
2 cebolas picadas
1 alho francês laminado
2 dentes de alho espremidos
1 polegar de gengibre fresco
1 nabo
1 colher (chá) de cúrcuma
200g de lentilhas vermelhas (coral) secas
1 punhado de coentros
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Deite o óleo num tacho e refogue as cebolas, o alho francês, os alhos e o gengibre ralado. Junte o nabo cortado em pequenos cubos e a cúrcuma. Passe as lentilhas por água corrente e deite também no tacho. Envolva, cubra com 1L de água e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até as lentilhas estarem tenras e macias. Retire do lume, envolva os coentros picados e sirva de seguida.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Escondidinho de bacalhau com mandioca


E porque hoje é Sexta Feira Santa aqui fica a minha sugestão! Diferente, mas sempre deliciosa! Espero que gostem! Desejo a todos uma Feliz e Santa Páscoa recheada de bons momentos e muitos doces à mistura! Sempre em boa companhia e rodeados de boa comida! BOA PÁSCOA!


Escondidinho de bacalhau com mandioca

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
3 postas de bacalhau demolhado
2 colheres (sopa) de óleo de palma
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho picados
200g de polpa de tomate
50ml de vinho branco
salsa
sal e pimenta preta

PURÉ DE MANDIOCA
1kg de mandioca
leite de coco
sal e pimenta preta

COBERTURA CROCANTE
20g de pão duro
50g de queijo parmesão

PREPARAÇÃO 
Leve um tacho com água ao lume. Quando iniciar fervura, adicione as postas de bacalhau e tape o tacho. Retire do lume e deixe repousar por 20 minutos. Escorra e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. Para o puré, coza a mandioca, previamente descascada e cortada em pedaços, em água com sal. Escorra e reduza a puré. Acrescente o leite de coco, aos poucos e mexendo sempre, até obter um puré mais fofo. Tempere com pimenta moída na hora e reserve. No processador, triture o pão com o queijo e reserve. Deite o óleo de palma num tacho e aloure as cebolas e os alhos. Junte a polpa de tomate, o vinho e envolva as lascas de bacalhau e um punhado de salsa picada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Forre o fundo de uma assadeira com metade do puré de mandioca e cubra com o preparado de bacalhau. Deite o restante puré e alise a superfície com as costas de uma colher. Polvilhe com a mistura de pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até dourar. Sirva com uma salada de folhas verdes.