segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festival da Batata Doce de Aljezur 2015 - Polvo frito com puré de batata doce e chouriço crocante


E foi com grande orgulho que no passado fim-de-semana, dia 29 de Novembro de 2015, representei mais uma vez a minha linda Costa Vicentina e os seus magníficos produtos no grande Festival da Batata Doce realizado em Aljezur! Tive a honra e o prazer de ter sido convidada para realizar um showcooking no grande Palco Cozinha do Festival, onde confecionei um prato da minha autoria em que as estrelas foram exclusivamente tesouros da Costa Vicentina e, claro, a magnífica batata doce certificada de variedade lira! O prato escolhido para o evento foi polvo frito com puré de batata doce e chouriço crocante! Um prato que surpreendeu tanto pela junção de ingredientes como pelo modo de confeção! Por um lado temos o polvo da rocha, um tesouro desta costa, um polvo muito escuro, tenro e cheio de sabor a mar! Por outro, temos a batata doce, que dispensa qualquer tipo de apresentação, simplesmente a melhor batata doce do mundo, transformada num puré que contrasta na perfeição com o sal natural do polvo! Por último e não menos importante, o toque final dado pelo magnífico chouriço que se faz nesta zona rica em produtos de qualidade! Um prato simples mas que encantou! O feedback do público foi fantástico, o que nos ajuda a ter força e a continuar com o nosso trabalho! Aproveito para a agradecer todo o apoio dado pela organização que tiveram sempre disponíveis e que nos receberam de braços abertos! Um muito obrigado ao Chefe de Cozinha Vítor Esteves, que sempre me apoiou e que acredita no meu trabalho, dando-me assim a oportunidade de poder dar o meu melhor neste tipo de eventos! Acima de tudo, o mais importante é fazermos aquilo que realmente gostamos e dedicar-lhe muito amor!


Para já, deixo-vos a receita que foi confecionada em direto e degustada por inúmeras pessoas que tiveram a oportunidade de assistir ao showcooking! Espero que se divirtam tanto como eu a confecionar esta receita, que gostem e que passe a fazer parte do vosso reportório culinário!


Polvo frito com puré de batata doce e chouriço crocante 

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2kg/1,5kg cada)
6 dentes de alho esmagados
1kg de batata doce
1 chouriço de carne regional
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte os polvos em pedaços com cerca de 4cm e reserve. Regue generosamente o fundo de uma frigideira com azeite e leve ao lume. Junte os alhos e os pedaços de polvo, envolva e deixe cozinhar em lume forte. Mexa frequentemente enquanto o polvo cozinha e frita nos seus próprios sucos. Estará no ponto quando o polvo começar a caramelizar, atingindo uma tonalidade mais escura e o molho ficar reduzido a azeite. É muito importante utilizar polvo da rocha com o peso certo, para que este fique tenro, suculento e com a tonalidade certa para este prato. Entretanto, prepare o puré de batata doce. Coza as batatas, previamente descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra, reduza a puré e junte um fio generoso de azeite, mexendo até obter um puré mais fofo. Tempere com pimenta moída na hora e envolva um bom punhado de coentros finamente picados. Reserve. Corte o chouriço em rodelas grossas e toste de ambos os lados numa frigideira quente. Retire, pique grosseiramente e reserve. Sirva o polvo frito com o puré de batata doce e guarneça com o chouriço picado e algumas folhas de coentros.

2 comentários:

  1. parabéns! que bela expeiência!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Uma linda experiência! É sempre maravilhoso fazermos aquilo que realmente gostamos e acreditamos! Para mim é sempre um orgulho poder ter o prazer de representar a Costa Vicentina e os seus magníficos produtos! Beijinhos

      Eliminar