quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Empadas de Bacalhau

É tempo de frio, é tempo de comida reconfortante! Nada melhor que uma bela empada quentinha, fofa por fora e cremosa por dentro, na companhia do nosso fiel amigo: o bacalhau! Cura todos os males e conforta até a alma! Vamos pôr as mãos na massa e deliciar-nos com esta iguaria!

MASSA (12 EMPADAS)
50ml de Água
50ml de Azeite
50ml de Vinho branco
100g de Manteiga
1 Colher (chá) de Sal
1 Ovo
450g de Farinha
½ Saqueta de Fermento de padeiro

RECHEIO
1 Posta de Bacalhau demolhado
Leite
1 Colher (sopa) de Manteiga
2 Colheres (sopa) de Farinha
1 Cebola laminada
1 Alho francês laminado
Azeite, Sal, Pimenta preta e Noz moscada
Salsa

MONTAGEM
Farinha (para estender a massa)
Ovo batido (para pincelar a massa)


MASSA
Aqueça a água com o azeite, o vinho, a manteiga e o sal (apenas o suficiente para derreter a manteiga). Deite numa vasilha, misture o ovo previamente batido e junte a farinha e o fermento. Amasse bem os ingredientes até obter uma massa homogénea e que se despegue das mãos. À medida que trabalha a massa, junte mais farinha se achar necessário. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

MASSA NA BIMBY
1 – Colocar no copo a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal – 2min 37º Vel2
2 – Juntar o ovo, o fermento e a farinha – 2min Vel. Espiga

RECHEIO
Coloque a posta de bacalhau num tacho, cubra com leite e leve a lume brando até o bacalhau lascar. Reserve o leite da cozedura e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. De seguida, prepare o molho bechamel. Num tacho, em lume brando, derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo sempre. Aos poucos, incorpore 400ml do leite reservado, enquanto mexe energicamente com uma vara de arames. Mexendo sempre, mantenha em lume brando até que o molho fique espesso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e o alho francês. Envolva as lascas de bacalhau, o bechamel e um punhado de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM 
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte círculos maiores para forrar as forminhas e outros mais pequenos para fechar as empadas. Utilize forminhas de alumínio para fazer as empadas e forre-as com os círculos maiores de massa. Distribua o recheio pelas empadas e feche-as com os círculos de massa mais pequenos, tendo o cuidado de selar bem os rebordos. Com a ponta de uma faca, faça um pequeno furo em cada empada e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até estarem bem douradinhas.


1 comentário: