segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Empadas de Frango com Tomate


E que tal umas destas na mesa de Natal! Desta vez a sugestão vai para a categoria dos salgados, algo que sabe sempre bem ter na mesa natalícia! Entre tantos doces e fritos, acho que uma empadinha destas vinha mesmo a calhar! Espero que concordem!


Empadas de Frango com Tomate

MASSA (12 EMPADAS)
50ml de Água
50ml de Azeite
50ml de Vinho branco
100g de Manteiga
1 Colher (chá) de Sal
1 Ovo
450g de Farinha
½ Saqueta de Fermento de padeiro

RECHEIO
½ Frango em pedaços
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
200g de Tomate pelado
1 Colher (sopa) de Farinha
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM
Farinha (para estender a massa)
Ovo batido (para pincelar a massa)


MASSA
Aqueça a água com o azeite, o vinho, a manteiga e o sal (apenas o suficiente para derreter a manteiga). Deite numa vasilha, misture o ovo previamente batido e junte a farinha e o fermento. Amasse bem os ingredientes até obter uma massa homogénea e que se despegue das mãos. À medida que trabalha a massa, junte mais farinha se achar necessário. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

MASSA NA BIMBY
1 – Colocar no copo a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal – 2min 37º Vel2
2 – Juntar o ovo, o fermento e a farinha – 2min Vel. Espiga

RECHEIO
Coloque os pedaços de frango num tacho e junte metade da cebola, um dente de alho, a folha de louro e uma pitada de sal. Cubra com água e deixe cozinhar tapado, até a carne estar tenra e a separar-se do osso. Retire o frango do tacho, desfie a carne retirando peles e ossos e reserve o caldo da cozedura. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a restante cebola e 2 dentes de alho. Junte os tomates picados, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Adicione o frango desfiado, polvilhe com a farinha e envolva. Mantenha em lume brando e junte gradualmente, algumas colheradas do caldo reservado, mexendo até o molho engrossar. Retire do lume, envolva um punhado de salsa picada e deixe arrefecer.

MONTAGEM
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte círculos maiores para forrar as forminhas e outros mais pequenos para fechar as empadas. Utilize forminhas de alumínio para fazer as empadas e forre-as com os círculos maiores de massa. Distribua o recheio pelas empadas e feche-as com os círculos de massa mais pequenos, tendo o cuidado de selar bem os rebordos. Com a ponta de uma faca, faça um pequeno furo em cada empada e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até estarem bem douradinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário