quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Empadas de Carne com Bacon e Cerveja

Vamos entrar no fim-de-semana com uma empadinha?! Massa caseira, recheio apetitoso e uma cor dourada que dá mesmo vontade de dar uma dentada! Vamos pôr a mão na massa e fazer estas empadas para surpreender a família!

MASSA (12 EMPADAS)
50ml de Água
50ml de Azeite
50ml de Vinho branco
100g de Manteiga
1 Colher (chá) de Sal
1 Ovo
450g de Farinha
½ Saqueta de Fermento de padeiro

RECHEIO
500g de Carne de Novilho
1 Cebola picada
2 Dentes de Alho esmagados
100g de Bacon fumado
200ml de Cerveja
1 Ramo de Tomilho
1 Colher (sopa) de Farinha de milho
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM
Farinha (para estender a massa)
Ovo batido (para pincelar a massa)


MASSA
Aqueça a água com o azeite, o vinho, a manteiga e o sal (apenas o suficiente para derreter a manteiga). Deite numa vasilha, misture o ovo previamente batido e junte a farinha e o fermento. Amasse bem os ingredientes até obter uma massa homogénea e que se despegue das mãos. À medida que trabalha a massa, junte mais farinha se achar necessário. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

MASSA NA BIMBY
1 – Colocar no copo a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal – 2min 37º Vel2
2 – Juntar o ovo, o fermento e a farinha – 2min Vel. Espiga

RECHEIO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a cebola, os alhos e o bacon picado. Junte a carne cortada em pequenos cubos e deixe alourar, mexendo frequentemente. Adicione a cerveja, as folhinhas de tomilho, tempere com sal e pimenta e cozinhe tapado em lume brando, até a carne estar tenra e macia. À parte, misture a farinha com um pouco de água fria e junte algumas colheradas do caldo quente da carne. Verta a mistura no tacho e mexa em lume brando até engrossar. Envolva alguns raminhos de salsa picada e aproveite para acertar o sal. Retire do lume e deixe arrefecer.

MONTAGEM
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte círculos maiores para forrar as forminhas e outros mais pequenos para fechar as empadas. Utilize forminhas de alumínio para fazer as empadas e forre-as com os círculos maiores de massa. Distribua o recheio pelas empadas e feche-as com os círculos de massa mais pequenos, tendo o cuidado de selar bem os rebordos. Com a ponta de uma faca, faça um pequeno furo em cada empada e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até estarem bem douradinhas.

1 comentário:

  1. huuummm... que maravilha!
    ´Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar