sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rissóis de Carne

E porque estamos a poucos minutos de entrar no fim-de-semana, aqui fica uma boa receita para quem quiser passar um domingo na cozinha com a família a fazer umas pequenas delícias! Espero que gostem! Um bom fim-de-semana para todos!


Rissóis de Carne

MASSA (12 RISSÓIS)
1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO
400g de Carne de novilho picada
1 Cebola picada
2 Dentes de Alho picados
1 Colher (chá) de Farinha
50ml de Leite
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM
Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA
Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura. Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola. Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve.

RECHEIO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola e os alhos e deixe refogar. Polvilhe com a farinha, envolva e adicione o leite e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar em lume brando. Retire do lume e envolva alguns raminhos de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM
Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol. Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde. Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.

Sem comentários:

Enviar um comentário