quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bifes de atum em cebolada



Hoje temos uma receita de peixe! Uma grande especialidade do Algarve que merece ser partilhada! Uma delícia!


Bifes de atum em cebolada

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 bifes de atum do lombo
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho laminados
1 malagueta vermelha
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimentão doce
2 colheres (sopa) de vinagre
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Regue generosamente o fundo de uma frigideira larga com azeite e disponha os bifes de atum, sem sobrepor demasiado. Distribua as cebolas, os alhos, a malagueta laminada, as folhas de louro e o pimentão doce. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Regue com mais um fio de azeite e leve a lume médio, virando os bifes a meio do processo, até o atum estar no ponto e a cebola caramelizada. Nos últimos minutos, junte o vinagre e deixe ferver. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com batata frita ou cozida e uma salada de tomate maduro.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Bolo de chocolate com cobertura de ganache



Finalmente trago-vos a receita do fabuloso bolo de aniversário! Espero que este bolo consiga saciar o vosso apetite por esta iguaria tão docinha! Ficou um ESPETÁCULO! Que pecado...


Bolo de chocolate com cobertura de ganache

BOLO
3 ovos
1 ½ chávena (chá) de açúcar
½ chávena (chá) de óleo
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de chocolate em pó
1 chávena (chá) de água a ferver
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha (para untar e polvilhar a forma)

GANACHE
200ml de natas
1 colher (sopa) de açúcar
200g de chocolate de culinária (70% cacau)
1 colher (sopa) de manteiga

PREPARAÇÃO
Numa vasilha, bata os ovos com o açúcar e o óleo. Incorpore a farinha e o chocolate em pó. Por último, junte a água a ferver e o fermento. Envolva e verta o preparado numa forma redonda previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos. Verifique a cozedura do bolo, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare a cobertura do bolo. Leve ao lume as natas com o açúcar. Deixe aquecer em lume muito brando e junte o chocolate partido em pedaços. Mexa até o chocolate derreter e retire do lume. Envolva de imediato a manteiga até obter um creme brilhante e homogéneo. Desenforme o bolo e cubra com a ganache de chocolate ainda quente. Decore a gosto.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chilli de carne com especiarias


Continuando com a ementa de aniversário, aqui vos deixo o prato principal com sabores mexicanos! Muito fogo na hora de saborear... Mas que bem sabem estes sabores apurados! Ninguém fica indiferente...

 
Chilli de carne com especiarias

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
1 malagueta vermelha
2 folhas de louro
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de paprica
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
1 pau de canela
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
100ml de vinho tinto
500g de feijão encarnado cozido
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos, o pimento, a malagueta laminada e as folhas de louro. Mexa e deixe refogar. Adicione os cominhos, o gengibre, a paprica, os coentros em pó e o pau de canela. Mantenha em lume brando mexendo sempre, até sentir o aroma das especiarias. Acrescente os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Junte o feijão, envolva e deixe cozinhar lentamente, até os sabores estarem bem ligados. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com pico de gallo (ver receita), guacamole (ver receita), nachos (ver receita) e arroz branco.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ovos recheados com atum


Olá amigos! Estive ausente durante alguns dias, mas agora venho cheia de novidades culinárias! Fiz um jantar de anos cá em casa e vou partilhar com vocês a ementa recheada que houve à mesa! Ficou tudo muito bom e sobrou muito pouco! Para a entrada, além dos patés, tostinhas, queijinhos, azeitonas e todas essas coisas que sabem sempre bem, fiz uma iguaria muito antiga do meu repertório de receitas! Espero que gostem e que experimentem, porque acreditem, vale mesmo a pena!


Ovos recheados com atum

INGREDIENTES
6 ovos
½ cebola
1 colher (sopa) de pickles
1 colher (sopa) de azeitonas galegas
salsa
85g de atum em conserva
4 colheres (sopa) de maionese
flor de sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Coza os ovos e deixe arrefecer em água fria. Descasque e corte os ovos ao meio no sentido do comprimento. Retire cuidadosamente as gemas e reserve as claras. Esmague as gemas com um garfo e reserve. Pique finamente a cebola, os pickles, as azeitonas previamente descaroçadas e alguns raminhos de salsa. Deite numa vasilha e junte as gemas, o atum e a maionese. Tempere com sal e pimenta moída na hora e envolva, até obter uma pasta homogénea. Com uma colher, recheie cada metade de clara e disponha os ovos numa travessa. Decore com azeitonas e salsa picada.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Macarrão com atum e ervas


A pedido da minha amiga Elaine, deixo aqui a receita deste esparguete simplesmente incrível!! Rápido de preparar, saboroso e super reconfortante! Este prato tão simples faz sempre um sucesso com os mais pequenos... Ou não seria este o prato preferido da minha filha! Acreditam?!


Macarrão com atum e ervas

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
250g de atum em conserva
6 dentes de alho espremidos
½ cebola picada
1 colher (chá) de orégãos
1 punhado de ervas frescas (salsa, hortelã e coentros)
300g de esparguete
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Escorra o atum e deite numa vasilha. Junte os alhos, a cebola, os orégãos e as ervas finamente picadas. Reserve. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com a mistura de atum. Tempere com pimenta moída na hora e junte um fio generoso de azeite. Envolva e sirva de imediato.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Frango com cerveja preta


Mais uma delícia de prato! Muito fácil, saboroso e diferente!


Frango com cerveja preta

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
100g de bacon fumado
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
330ml de cerveja preta
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO
Coloque a carne numa vasilha e tempere com sal e pimenta moída na hora. Reserve. Regue o fundo de um tacho com um fio de azeite e aloure o bacon cortado em pequenos cubos. Junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo frequentemente. Acrescente o frango, envolva no refogado e espere ganhar cor. Adicione a cerveja e deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar tenra e o molho reduzido e apurado. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com arroz ou puré de batata (ver receita).

terça-feira, 8 de maio de 2012

Macarrão com presunto e azeite de pimentas


Mais uma massinha para saborear! Esta é bem apimentada... muito boa para noites frias, para degustar com um belo vinho e numa boa companhia!


Macarrão com presunto e azeite de pimentas

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
1 colher (chá) de grãos de pimenta preta, rosa, verde e branca
azeite (cerca de 80ml)
150g de presunto fatiado
300g de esparguete
100g de queijo da ilha ralado
1 punhado de manjericão fresco

PREPARAÇÃO
Pise os grãos de pimenta num almofariz e leve ao lume numa frigideira em lume médio, mexendo continuamente, até libertarem o seu aroma. Retire do lume e deite numa vasilha. Junte o azeite e reserve. Corte o presunto em tiras e reserve. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com o azeite de pimentas. Adicione o presunto, o queijo ralado e as folhas de manjericão. Envolva e sirva de imediato.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lasanha à bolonhesa


Quem consegue resistir a uma bela lasanha acabada de sair do forno?! Este prato é um clássico cá de casa e uma das minhas especialidades! Longe de ser um "bicho de 7 cabeças", a lasanha tem o poder de juntar pequenos e graúdos numa refeição cheia de alegria e satisfação! Um verdadeiro deleite para partilhar com os que mais amamos!


Lasanha à bolonhesa

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
600g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 talo de aipo picado
500g de polpa de tomate
50ml de vinho branco
1 colher (chá) de orégãos
azeite, sal e pimenta preta
500ml de molho bechamel (ver receita)
250g de massa fresca para lasanha
200g de queijo mozzarella ralado
queijo parmesão ralado

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos e o aipo. Envolva e deixe refogar, mexendo regularmente. Adicione a polpa de tomate, o vinho e os orégãos. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume e reserve. Numa assadeira de vidro, disponha camadas alternadas de molho bechamel, folhas de massa, carne à bolonhesa e mozzarella. Termine com bechamel e finalize com parmesão ralado no momento. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Frango com especiarias


Mais uma receitinha que correu muito bem! Cá em casa gostamos muito de especiarias e, como tal, nada melhor do que um franguinho bem condimentado para fazer o gosto ao paladar! Ficou mesmo muito bom!


Frango com especiarias

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 cebola picada
2 colheres (chá) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
1 colher (chá) de cúrcuma
2 colheres (chá) de sementes de coentros em pó
2 colheres (chá) de cominhos
1 malagueta seca
400g de tomate pelado
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Coloque a carne numa vasilha, junte o vinagre e tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e reserve. Aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte a pasta de alho e gengibre, a cúrcuma, os coentros em pó, os cominhos e a malagueta picada. Deixe refogar mexendo sempre até sentir o aroma das especiarias. Adicione os tomates picados e deixe apurar em lume brando. Acrescente a carne, envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o frango estar tenro e macio. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz integral ou basmati.